Sociologia, 2º ano – AULA 4: Identidade, Igualdade e Diferença

“Eu tenho saudades de um Brasil que, eu temo, não existe mais. Não mais do que os meus anos de juventude, que se foram irremediavelmente”

Um dos maiores pensadores do século XX, o francês Claude Levi-Strauss, disse essa frase em entrevista a um canal de TV brasileiro – quando contava 96 anos –  ao lembrar da marcante época em que viveu aqui no Brasa, trabalhando como professor da Universidade de São Paulo. O antropólogo morreu aos 100 em 2009. Veja o breve vídeo com a entrevista:

Levi-Strauss é um dos grandes nomes da Antropologia, nosso tema de estudo dessa aula. Foi um dos grandes homens que refletiu sobre a questão de como compreender o outro. Seu texto Raça e História é uma bela e clara reflexão sobre as relações entre culturas. Percebemos com  o autor que o ato de considerar algo selvagem é generalizado entre os grupos humanos, é algo que nos aproxima.

Não teremos tempo de investigar a Antropologia mais a fundo, mas é certamente um campo de estudos muito sedutor. Ler sobre outras culturas nos permite compreender melhor a nós mesmos. Nesta aula ficaremos apenas com algumas noções básicas, como alteridade e etnocentrismo.

Segue o seu esquema de aula. Aproveite para dar uma nova lida no texto de Montaigne sobre os canibais! Aula 4 – Identidade, Igualdade e Diferença

Os exercícios são interesantes, trabalhando com literatura e dados estatísticos. Mando aqui os comentários a eles. Sociol Aula 4 – exercícios

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s